"Comer , beber e coçar é só começar. ''

Carnaval 2007

Expressão mineiríssima muito comum em nossa infância ao se encarar um tacho de pinhão .

A situação geográfica de Minas Gerais, distante do mar, entre montes, montanhas, espreitando sempre o desconhecido e o imprevisível criou hábitos entre a sua população onde se destaca aquele relativo à boa mesa. E a arte de cozinhar é passada de mãe para filha, através de cadernos manuscritos.

Apesar da mesa do mineiro não passar sem angu , ora - pró - nobis , couve,quiabo , taioba , frango ao molho pardo , lombo de porco e lingüiça , a tradição culinária transmitida pelas famílias mineiras tornou – se universal , e hoje incorpora um pouquinho de todas as raças .

Comer e beber em Minas Gerais ainda é o grande programa de seu povo , e ao redor de uma grandiosa mesa , embala-se altos papos noite adentro .

Com motivo de gala ou sem qualquer um,aos domingos e feriados, ou , qualquer noite da semana, come – se e bebe – se a fartar .

Na alegria ou na tristeza – no decorrer de um velório , com música ou poesia , sempre será hora de testar uma nova receita .

Ao luar , ou no frio de uma chuvinha sempre recomenda – se fazer da mesa e da sala de jantar o local mais importante da casa .

Em ambiente campestre , à beira do fogão de lenha , ouvindo o movimento do silêncio acompanhado da saborosa branquinha , o ritual torna – se mais nobre .

Aí sim , tem gosto de Minas Gerais primitivo e não se esquece jamais .

Sabe : toda essa reminiscência é para apresentar o espírito do Bar do Paulão , tão somente , tão somente !

Por Antônio Nicoliello Viotti

Instalado em uma casa da década de 30 e mantendo todo o estilo da época o Bar do Paulão já é considerado um Ponto Turístico na cidade. As prateleiras nas paredes  são de deixar qualquer admirador de Cachaça com a boca cheia d`água

Rua João Pinheiro, 567 - Centro - Caxambu - MG
Fone: (0xx35) 3341-1763

Aberto de Quinta à Sábado e Feriados a partir das 19:00 horas

::Caipirinha

O drink brasileiro mais conhecido internacionalmente  é a grande responsável pela fama do bar, a Famosa Caipirinha do Paulão vem atraindo admiradores do Brasil e do exterior. Passar por Caxambu sem tomar uma Caipirinha no Paulão é a mesma coisa de não ter vindo à Caxambu. Continua


::Orkut

Participe da Comunidade Bar do Paulão no Orkut. Clique aqui

 


::Confraria do Bar do Paulão

I Congresso da Confraria do Bar do Paulão, acontecerá em junho de 2007 no Bar do Paulão. Para maiores informaçoes Clique aqui


::Caxambu

Visitem Caxambu  o maior potencial hidromineral do Mundo. Conheça mais sobre Caxambu. Clique aqui

 

::Estrada Real

A estrada Real é o caminho trilhado pelos colonizadores... continua.